MenoMenoPiu Architects compartilhou conosco seu projeto finalista para o concurso Land Art Generator Iniciative, o qual foi projetado em colaboração com Paolo Venturella. Localizado em Freshkills Park, Nova Iorque, o propósito do “Solar Loop” é expor a maior quantidade de superfície aos raios solares do sul para gerar sua própria energia.
A forma vem diretamente dos diagramas solares e trabalha facilmente com o sol, seguindo seu trajeto com o melhor ângulo possível tal como um girassol. A estética da escultura é o resultado deste diálogo que se converte na síntese entre o sol e o parque.
Este ponto de referência organizaria a vida dentro e fora do parque. Potencialmente poderia-se considerar como um elemento sem dimensão que pode ser multiplicado em distintos tamanhos segundo as necessidades do parque para produzir energia e espaços de vida. Pensando em uma menor escala, poderia converter-se em um refúgio, ou pelo contrário, em uma escala maior, poderia ser uma enorme arena para eventos tais como concertos e esportes.
O Solar Loop está composto por duas superfícies distintas que se torcem e entrelaçam uma na outra. A primeira é a superfície fotovoltáilca que sempre se mantém exposta ao sol no ângulo mais adequado, a segunda superfície é um espelho que reflete a paisagem para multiplicar a espetacularidade do lugar. A área leste do parque é a zona com maior incidência solar durante o ano e o setor com maior visual com Manhattan.